A pesquisa consistiu em revisão extensiva sobre instrumentos de pesquisa conscienciológica publicados na revista Conscientia no período 1997–2020. O objetivo do artigo é apresentar os instrumentos de pesquisa conscienciológica encontrados e as análises desenvolvidas no referido estudo, com destaque para a conceituação, classificação e descrição da tipologia destes instrumentos. Dentre os instrumentos selecionados, foi feita revisão em duplas e, então, esses foram analisados pela equipe de pesquisa. A partir de 791 artigos, 208 continham potenciais instrumentos de pesquisa conscienciológica e, ao final, foram identificados 75 instrumentos. Eis, em ordem decrescente, as especialidades com mais instrumentos de pesquisa identificados: Tenepessologia, com 9 instrumentos; Pensenologia, com 6 instrumentos; Parapercepciologia e Pesquisologia, cada uma com 5 instrumentos. Destaca-se o pioneirismo, a tecnicidade, o despojamento e a teática dos pesquisadores na construção da cientificidade da Conscienciologia, a partir da autopesquisa.
Conscientia Mariana Cabral Schveitzer, Alexandre Zaslavsky, Lauisa Barbosa Pinto Afonso, Gabriel Aguiar de Araujo, Nilse Oliveira Vol 26 - N. 2 - 2022 (2022-04)
Tipologia de instrumentos de pesquisa conscienciológica
Os fatos e parafatos orientam a pesquisa. A pesquisa que originou este artigo deu-se pelo fato das autoras, autopesquisadoras e autopesquisólogas, constatarem a existência de abordagens diversificadas ao procederem análises de publicações de pesquisa da consciência sobre si mesma. Diante disso, e visando compreender mais, se dedicaram a levantar e checar hipótese sobre tipos de autopesquisa, segundo a finalidade primária delas e trazer contribuições que possam se somar para o desenvolvimento da especialidade Autopesquisologia. Com base nos estudos bibliográficos verificados e nas vivências experimentais das autoras, este artigo delineia bases estruturantes explorando exemplos das duas categorias de propostas e os tipos de interações disciplinares que favorecem a consolidação, estruturação e crescimento da especialidade. Espera-se que este trabalho venha colaborar para incitar neopesquisas e debates ampliadores da especialidade estudada.
Este artigo expõe a teática, com a descrição de exemplos da atuação sinérgica presente nos contextos de autopesquisa associada à interassistencialidade e à tenepes.
Além de tecer considerações quanto à interação envolvendo processos autopesquisísti cos, interassistencialidade e tenepes, tem por objetivo apresentar uma técnica de pesquisa para o mapeamento de variáveis da conduta pessoal, com avaliação consciencio métrica visando à alavancagem do sinergismo autopesquisa-interassistencialidade-tenepes, aproveitando-se de recursos intraconscienciais. A metodologia utilizada deriva de registros da experiência pessoal, alicerçados pela bibliografia específica utilizada na pesquisa. Conclui que as amostras verificadas evidenciam a interatividade do sinergismo autopesquisa-interassistencialidade-tenepes e suscita efeitos conjugados, convergentes, catalisadores e potencializadores da evolução consciencial.
Este artigo reúne conceitos-chave advindos da análise de práticas descritas por pesquisadores que nas suas publicações mencionaram formas adotadas na autoavaliação consciencial aplicada conscienciometricamente ou de metodologias para tal, conjuga das com atuações práticas na condição de conscienciômetra docente no subsídio à auto conscienciometria dos discentes e experimentações pessoais da autora. O objetivo é evidenciar o processo da abordagem conscienciométrica com ênfase nas etapas do seu transcurso, bem como características usualmente associadas a elas. O artigo fornece um panorama geral com base teática e uma posição contributiva ao incremento da compreensão do corpus da Conscienciometrologia, expansão do entendimento da Epistemologia conscienciometrológica e, sobretudo, para registro do seu modus faciendi metodológico e particularidades que podem ampliar a compreensão das inter-relações interdisciplinares.
Este artigo, ao modo de resgate holobiográfico, apresenta panorama das produções técnico-científicas relacionadas à Conscienciometrologia, com olhar para o seu desenvolvimento. O objetivo central é ressaltar o contexto da especialidade e o inventário técnico-científico produzido. O ponto de partida para a elaboração foi o trabalho exposto no artigo Histórico Bibliográfico da Conscienciometrologia (Daroit, 2013) referente ao que fora produzido até março de 2011. Em continuidade, foram feitas pesquisas das publicações relativas à especialidade ou com temas e abordagens de caráter conscienciométrico nos periódicos conscienciológicos, livros e Enciclopédia da Conscienciologia. Os dados encontrados constam no apêndice ao final do artigo, em listagem extensa. O levantamento leva à visão de conjunto do progresso da especialidade e vislumbra perspectivas para continuidade de neoproduções.
Tendo em vista o aprimoramento do tenepessista, este artigo tem por objetivo apresentar contribuições da Conscienciometrologia à Tenepessologia para aferir e mapear conjunturas conscienciais e traços presentes na intraconsciencialidade do tenepessista
de modo a possibilitar o aumento autocognitivo favorecedor da conquista de neopatamar assistencial e qualidade da tarefa energética pessoal (tenepes). Para desenvolvê-lo a autora-pesquisadora recorreu aos autoexperimentos, estudos bibliográfico especialmente de publicações prévias que se referem à prática conscienciometrológica quanto ao desempenho da assistencialidade pelos tenepessistas. A fim de ampliar o leque de escolhas, são propostas possibilidades de projeto para o aprofundamento autoconscienciométrico enquanto instrumento direcionado a conscins tenepessistas e uma técnica para autodiagnóstico, utilizando para análise, as variáveis correspondentes às 10 seções do Conscienciograma.
Este artigo, isento de pretensões quanto ao aprofundamento de conceitos da Epistemologia, objetiva contribuir para o clareamento das ideias e de preceitos conscienciológicos enquanto qualidade máster da natureza ínsita ao conjunto de saberes analisados e produzidos, evidenciando a solidez da produtividade científica sob a neoparadigma consciencial. Discorre sobre elementos basilares e insígnias notórias da Conscienciologia que discernem o caráter próprio da cientificidade no teor stricto sensu quanto ao modo de estudar, proceder e avançar cognitivamente. Para a elaboração do trabalho foram reunidos os princípios básicos e processos consolidados em práticas de pesquisas e nas publicações conscienciológicas, em cotejo a peculiaridades centrais que discernem o conhecimento advindo da conduta científica de outros tipos de conhecimento, considerando no estudo as divergências decorrentes do paradigma consciencial. As injunções, a partir da pesquisa realizada, ratificam a manutenção dos critérios substanciais de cientificidade na Conscienciologia, nesse caso, revolucionária com neoparadigma que extrapola os limites da Ciência tradicional, presa às constatações limitadas ao mundo material.
Conscientia Nilse Oliveira Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
Direcionado ao atendimento de promover pesquisas interespecialidades conscienciológicas, então entendidas pela autora pesquisadora enquanto condição de suma relevância ao crescimento conjunto na ampliação da Conscienciologia de maneira integrada, este artigo objetiva instigar discussões quanto à interconexão entre a Conscienciometrologia e demais especialidades conscienciológicas e apresentar análises e exemplos quanto à interação das práticas desta com a Autopesquisologia. Para realizar o trabalho foram pesquisadas as publicações relativas ao assunto abordado tendo-se selecionado as referências relacionadas na bibliografia específica. Nas considerações finais, observa-se amplas possibilidades para prosseguimento da pesquisa levando a proposições semelhantes no tocante a outras especialidades conscienciológicas.
Este artigo salienta a importância da acuidade ao delinear, produzir, informar e publicar a pesquisa conscienciológica, evitando ao máximo as ambiguidades incompreensíveis, as possibilidades de equívocos ao entendimento e os subentendidos capazes de predispor a interpretações errôneas. O objetivo é contribuir para a assertividade dos pesquisadores, primando pela clareza para si mesmos e pela explicitação assertiva às
consciências interessadas. As ideias expostas fundamentam-se em experiências pessoais e estudos bibliográficos da Conscienciologia. O texto aborda a respeito do posicionamento da pesquisa alinhada ao paradigma consciencial e sobre as fases de concepção, elaboração e divulgação, discutindo componentes típicos do processo
pesquisístico. A realização deste trabalho evidenciou a importância do discernimento,
lucidez e acuidade especialmente na exposição dos conceitos correlacionados.
Este trabalho descreve sinteticamente o programa de cursos desenvolvido na Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS) visando contribuir na avaliação conscienciométrica aprofundada em viés específico da automanifestação, pontual e adequada à modalidade de Ensino a Distância (EAD). O objetivo do artigo é fundamentar o trabalho e explicitar os recursos parapedagógicos utilizados detalhando princípios, pilares, técnicas e recursos utilizados. A pesquisa se originou a partir dos estudos, testes e pragmática desenvolvendo cursos de curta duração apropriados para a modalidade EAD, mantendo a essência do aprofundamento conscienciometrológico com o fornecimento de aportes propícios para reflexão, autodescobertas, autoposicionamento e apreensão de síntese conscienciométrica por parte dos discentes, a partir da colaboração dos docentes-conscienciômetras. O eixo paradidático adotado, a proposição da técnica de análise da estrutura intrapsíquica e do painel conscienciométrico se evidenciam como qualificadores do programa à inovação empenhada em produto parapedagógico inédito da conscienciometria.
Glasnost Nilse Oliveira, Flavio Camargo v. 6 n. 6 (2019) (2019)
O presente artigo discute propriedades, quesitos e variáveis ínsitas aos valores
conscienciológicos, objetivando elencar elementos que dotam e qualificam os resultados advindos das pesquisas no paradigma consciencial. As ideias expostas fundamentam-se em experiências pessoais e estudos bibliográficos da Conscienciologia. São propostas 5 instâncias para análise: alinhamento paradigmático, cientificidade, potencialidade assistencial, condição quanto ao desenvolvimento de verdades relativas de ponta (verpons), conteúdo e forma. O texto discorre sobre princípios, preceitos e dispositivos embasadores da proposição de perguntas elaboradas e sugeridas para avaliação de gescons grafopensênicas, enquanto produtos de processos pesquisísticos
considerando a interação multidimensional. A realização deste trabalho evidenciou a importância no aprofundamento de fatores relevantes e dos atributos qualificativos na apreciação dos trabalhos da pesquisa conscienciológica.
Este artigo é resultado de pesquisas pessoais das autoras, realizadas na busca de compreensão de fatores envolvidos na manutenção e alcance da higidez pensênica, especialmente na qualificação dos sentimentos. Compartilha inferências com base em autovivências, tendo por objetivo contribuir com as consciências interessadas no desvendamento e na cognição sobre a natureza e a qualidade, especialmente do componente “sen” da autopensenidade. O método empregado consistiu em análises de autoexperiências, autorreflexões e estudos sobre emoções e sentimentos, entremeados de debates entre as autoras. Tais práticas promoveram aprofundamento teórico e prático (teático), alinhado ao propósito de elevação do conhecimento e reconhecimento íntimo das possibilidades de expansão de autopensenes sublimes, megafraternos, transcendentes. O texto discute conceitos, discorre sobre o processo de amadurecimento holossomático e evolutivo da consciência, propõe questionamentos e sugere técnicas visando facilitar a autocognição quanto às emoções, sentimentalidade pessoal e vivência de sentimento elevado.
O artigo discorre sobre situações experienciadas no exercício interassistencial de conscienciômetras-docentes em campos conscienciométricos com notória expressão pensênica pelo viés da emoção (discurso emocional) e a sondagem de mecanismos, manifestos de modo autoconsciente ou não, blindando anacronismos submersos no microuniverso intraconsciencial. O objetivo é explicitar abordagens aplicadas para o autodiagnóstico conscienciometrológico a partir da identificação de relações evolutivamente disfuncionais existentes entre o discurso emocional e a autodefesa egoica. Na conclusão é ressaltada a importância da assertividade cosmoética na conscienciometria contributiva à tomada de autoconsciência da conscin-cobaia para identificar conservação de pseudoganhos e atitudes retrógradas perante neovalores evolutivos.
Glasnost Nilse Oliveira, Ricardo Corrêa v. 5 n. 5 (2018) (2018)
O artigo objetiva expor proposições decorrentes de pesquisa realizada tendo por norte a busca de meios para a automelhoria na teática da Conscienciometrologia. Na metodologia adotada, realizaram-se apreciações analíticas e associações de ideias derivadas de autorreflexões a partir das próprias experiências e heterobservações. Das inferências procedentes do trabalho realizado, a autora apresenta proposições com a finalidade de compartilhar, disponibilizar-se para debate de ideias relativas ao assunto e contribuir para expandir recursos técnicos nas avaliações conscienciometrológicas. Em tal sentido, relaciona condições conscienciais sopesadas fundamentais para a prática da auto e da heteroconscienciometria. Discute e apresenta listagens segmentadas em 3 blocos de variáveis auxiliares no processo de avaliação conscienciométrica, incluindo itens indicados enquanto ângulos de abordagem em procedimentos técnicos nas investigações, depuração e mensuração do auto e heterodiagnóstico conscienciométrico percuciente, realizados de modo assertivo.
Este trabalho tem por objetivo apresentar a confrontação entre duas leituras do livro pioneiro sobre a prática assistencial multidimensional denominada tarefa energética pessoal, o Manual da Tenepes (VIEIRA, 1995). A leitura inicial foi realizada pela autora quando do seu contato com as primeiras informações a respeito do assunto e a outra leitura ocorreu depois de ter completado dez anos de prática tenepessista. O método usado foi o levantamento dos trechos destacados em ambas as leituras e autoavaliação quanto ao autodesenvolvimento teático revelado, de acordo com anotações pessoais de autopesquisa. Na seção Leiturologia aplicada, em cada capítulo descrevem-se os tópicos ressaltados e breve comentário dos indicadores de mudança de postura (teaticidade) no período transcorrido entre as leituras e um megapensene trivocabular sintetiza o tema. A seção Decorrências derivadas expõe resultados da pesquisa enumerando reperspectivação na atuação pessoal e ressignificações hauridas
a partir da compilação dos dados e da elaboração analítica procedida. Conclui-se com
uma reflexão sobre a importância do Manual da Tenepes enquanto livro orientado
para o esclarecimento de facetas da tenepes em várias faixas de experiência sendo ele
útil e esclarecedor ao jejuno em Conscienciologia interessado em iniciar a prática tenepessológica e também ao tenepessista veterano.
Conscientia Nilse Oliveira Vol 17, N. 3 - 2013 (2013-07)
O artigo discute ações, interações e posturas da consciência predisponente à automelhoria na assistência multidimensional. Tem por objetivo analisar fatores e propor ferramental de aprimoramento intraconsciencial confluente à autoqualificação pró-ofiex. A pesquisa desenvolveu-se tendo por método a análise de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia e testes do Conscienciograma os quais, após autoavaliação, evolveu-se à proposição da autopesquisa teática de fatores associados a 10 itens da autovivência pró-ofiex e à sugestão de estratégias para aperfeiçoamento do microuniverso consciencial. Dedicado especialmente às conscins tenepessistas autoempenhadas na
autoqualificação do desempenho assistenciológico interdimensional, além da perspectiva de resultados individuais profícuas à auto-organização e reciclagens intraconscienciais pró-assistenciais, este trabalho tem por prospectiva poder também contribuir para debates sobre o tema Ofiexologia e preparação da conscin tenepessista ou não, para ampliar a interassistência prestada, pré-ofiex.
O artigo faculta reflexões sobre aptidões e precedentes úteis à qualificação das atividades do voluntariado conscienciológico correlacionadas à realização do Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2). Objetiva discutir e propiciar autorreflexões sobre posturas e procedimentos qualificadores do trabalho desempenhado. Para a pesquisa foi utilizado como método a análise de vivências pessoais da autora no voluntariado em equipes executivas e de campo do curso. A partir de análise elaborada, discorre a respeito da manifestação holossomática e de atitudes pensênicas propícias. Ao concluir, ressalta a importância das autovivências e o compromisso de aprofundar a investigação do tema visando a autoqualificação e a contribuição para ampliar a assistencialidade interdimensional promovida no entorno dos eventos em prol do ECP2.
Este artigo, construído em grupo, foi elaborado a partir da teática dos autores em autopesquisa conscienciológica e produção de gescons grupais. Tem como objetivo discutir a dinâmica e métodos aplicados na produção de gestações conscienciais a partir da experiência do grupo de autores. Entre as vivências variadas e contributivas de todos, são apresentados aspectos metodológicos e aspectos conscienciais, abordando fatores organizacionais e fatores comportamentais intervenientes rganizacionais e comprndiciais pesquisa grupal, e equaninimidade de importnos processos de trabalhos pesquisísticos em grupo. Apresenta-se uma casuística de gescon grupal bem-sucedida.
Conscientia Maria Cristina Ellwanger, Joseane Sartori Vezaro, Nilse Oliveira, Marco Nascimento, Eliana Manfroi, Maurício Salles Neves Vol 14 - N. 1 - 2010 (2010-01)
O artigo objetiva explicitar fatores determinantes da Autopesquisologia, fundamentado em pesquisas e experiências da autora. Discorre sobre princípios, processos e possibilidades no exercício das autopesquisas, apresentando exemplos úteis à teática autopesquisística. Ao concluir, evidencia a importância da autopesquisa.
O artigo propõe método de sistematização de registros de percepções e parapercepções de participantes nos cursos de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2), visando aprofundar a compreensão da dinâmica multidimensional e fomentar novas pesquisas. Apresenta seleção de variáveis úteis para autopesquisas e pesquisas de interesse específico relacionadas ao curso. Descreve o método e sugere modelo de formulário. Na conclusão, discute prospectiva e vislumbra efeitos decorrentes da implementação do exposto.
Conscientia Marco Antonio do Nascimento, Nilse Oliveira Vol 13 - N. 4 - 2009 (2009-10)
Este artigo discorre sobre o conceito de Qualidade nas instituições e nas empresas de cunho conscienciológico. Discute sobre o potencial dessas organizações enquanto gestoras de processos que contribuam para a evolução global das consciências através do profissionalismo conscienciocêntrico e da congruência conscienciológica nas rotinas administrativas, por meio da proposição de técnicas que visam ao aperfeiçoamento de tais aspectos. A abordagem é feita com objetividade científica, tendo por base o paradigma consciencial, além de teorias acadêmicas da administração aliadas à experiência profissional e à prática do voluntariado da autora em 7 anos no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.
Conscientia Nilse Oliveira Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)